quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Que tipo de líder é você?





Por que profissionais excelentes deveriam querer trabalhar com você?
Você reconhece um profissional excelente quando vê um?
Você consegue encontrar profissionais excelentes que não estão procurando por você?
Você é excelente ao ensinar pessoas excelentes como seu time funciona e alcança a vitória?
Você é tão exigente com as pessoas quanto você é consigo mesmo?


O que faz um líder
1- Um líder tem que mostrar Curiosidade. Ele deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se importa.
2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Líder é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa ou um país.
3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade.
4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.
5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.
6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão. Você tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.
7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.
8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.
9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (common sense).
O maior C é de Crise. Líderes não nascem líderes, são criados. A liderança é lapidada em tempos de crise.

Um comentário:

  1. Concordo bastante com o texto acima, incluse sabemos que diariamente encontramos líderes mais na teoria que mesmo na prática.
    Sem noção alguma de exercer sua real função, sem fazer jus ao cargo que exerce. Independentemente cabe a cada um de nós agirmos também como verdadeiros líderes, capaz de administar nossa própria vida de maneira holística.

    ResponderExcluir