sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Diretor e a Equipe Escolar


O sucesso de uma escola está intimamente ligado ao bom relacionamento entre o diretor e o corpo docente, quanto mais afinada essa relação, maiores as probabilidades de bom rendimento nos trabalhos pedagógicos, facilitando o aprendizado dos alunos.
Um dos maiores e mais importantes desafios do diretor de uma unidade escolar, seja fomentar o espírito de equipe entre os professores e funcionários da escola, ou seja, fazer a transição de um grupo para uma equipe escolar. Existe uma diferença entre um grupo e uma equipe: um grupo pode ser comparado a pescadores, todos realizando suas tarefas de forma isolada com objetivos individuais (mesmo que a tarefa seja semelhante). Por outro lado, a equipe se assemelha aos remadores de um barco, onde cada elemento realiza sua tarefa (que pode ser semelhante ou não) visando atingir o mesmo objetivo.
Esses conceitos têm muita aplicabilidade na educação, metaforicamente os professores podem ser comparados aos remadores do mesmo barco. Quando isso acontece está instalado o espírito de equipe, em que todos os elementos da escola trabalharão para atingir as metas estabelecidas no plano escolar, culminando em bons resultados obtidos pelo alunado.
Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho do diretor se torna menos árduo, porém, não menos importante. A ele cabe a função de oferecer suporte, tanto pedagógico como material, para que os professores desenvolvam seus trabalhos da melhor maneira possível, cobrar e trabalhar junto com a equipe para que as metas sejam alcançadas, proporcionar momentos de liderança aos professores (todos eles), estabelecer a ligação entre escola e comunidade suprindo, dentro do possível, algumas de suas necessidades.
Administrar uma escola é uma empreitada complexa, nesse contexto a gestão participativa assume papel fundamental. A figura do diretor centralizador, autoritário e conseqüentemente temido por alunos, pais de alunos, funcionários e até mesmo por professores, aquele que apenas cobra resultados, mas não contribui efetivamente para que eles aconteçam, que está preocupado apenas com a boa reputação de sua escola, principalmente no que diz respeito à disciplina, e não com o conteúdo trabalhado dentro dela não deve, ou não deveria ter mais espaço.
O gestor moderno tem sua liderança reconhecida naturalmente, através da sua conduta, seu relacionamento com todos os integrantes do universo escolar e de seu conhecimento nos mais variados assuntos que permeiam esse universo.
Alex Batalha Machado
(Professor de educação física efetivo da rede estadual de São Paulo.
Desenvolve um trabalho de combate a obesidade infantil.
Cursando Pedagogia - Gestão escolar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário