quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Interação: Uma ponte para o sucesso escolar



Marli Clementino Lopes CLEM


Resumo: O presente texto relata que a interação no âmbito escolar faz a diferença.

Palavra chave: integração, professor, gestor, liderança.


Interação é a capacidade de relacionar com os outros e com o meio em que vive em prol da construção do conhecimento cooperativo. No âmbito escolar é fundamental: gera união, aprendizado, cumplicidade e o diálogo que muito importante no contexto escolar. Essa integração estabelece respeito, trabalho em equipe e não em grupo. Portanto a equipe pedagógica envolvida nesse processo participativo, gera autonomia, criatividade e a possibilidade de interagir seus discentes num contexto de transformação do seu meio e motivação de construir seu conhecimento com criticidade.
Neste convívio o papel do gestor é de suma importância, portanto é uma pessoa que exerce forte influencia sobre os indivíduos da escola. Cabe a ele proporcionar uma ambiente agradável, prazeroso e dinâmico. Enfim, um líder não precisa estar sempre certo, se errar, assuma. Reconheça todos os que fazem parte de sua equipe e primordial seja autêntico e honesto.

2 comentários:

  1. Olá Marli
    Realmente, a interação entre os componenentes da equipe escolar, bem como a integração e trabalho coletivo em pro do objetivo maior (aprendizagem dos alunos) são questões essenciais.
    Na sua reflexão você argumenta que interação gera união. Correto!
    E quando há prblemas de convivência e incompatibilidade, qual seria o papel do gestor escolar para amenizar tais problemas??

    Profº Alexandro Muhlstedt

    ResponderExcluir
  2. Acredito ainda na diálogo e no trabalho em equipe. E que essas propostas seja para concientizar que não importa as diferenças que há no grupo, que a prioridade é exercer a função de cada um com responsabilidade para que não comprometa o desempenho do corpo docente e dos alunos.
    Marli.

    ResponderExcluir