quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atribuições do diretor escolar



É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido, e controlando todos os recursos para tal.Devido à sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência (tanto positiva, como begativa) sobre todos os setores e pessoas da escola. É do seu desempenho e da sua habilidade em influenciar o ambiente que depende, em grande parte, a qualidade do ambiente e clima escolar, o desempenho do seu pessoal e a qualidade do processo ensino-aprendizagem.A fim de desincumbir-se dos eu papel, o diretor assume uma série de funções, tanto de natureza administrativa, quanto pedagógica. Do ponto de vista administrativo, compete-lhe, por exemplo, a:
organização e articulação de todas as unidades competentes da escola;
controle dos aspectos materiais e financeiros da escola;
articulação e controle dos recursos humanos;
articulação escola-comunidade;
articulação da escola com o nível superior de administração do sistema educacional;
formulação de normas, regulamentos e adoção de medidas condizentes com os objetivos e princípios propostos;
supervisão e orientação a todos aqueles a quem são delegadas responsabilidades.
Do ponto de vista pedagógico, é de sua alçada, por exmeplo, a:
dinamização e assistência aos membros da escola para que promvam ações condizentes com os objetivos e princípios educacionais propostos;
liderança e inspiração no sentido de enriquecimento desses objetivos e princípios;
promoção de um sistema de ação integrada e cooperativa;
manutenção de um processo de comunicação claro e aberto entre os membros da escola e entre a escola e a comunidade;
estimulação à inivação e melhoria do processa educacional.
Quanto maior for a escola e mais complexo for o seu ambiente, mais árdua se torna a tarefa do diretor para desincumbir-se de seu papel. Assim é que se promove em escolas de tamamnho médio e grandes a subdivisão das funções inerentes à posição do diretor e a possibilidade de o mesmo delegar a execução de várias delas a outras pessoas, notadamente ao supervisor escolar.

Trecho retirado do livro "Ação Integrada: administração, supervisão e orientação educacional", de Heloísa Luck.

2 comentários:

  1. TODOS OS DIRETORES DE ESCOLA PUBLICA DEVERIAM LER ESTE TRECHO E ASSIM MELHORAR SEU DESEMPENHO COMO GESTOR. HÁ DIRETORES QUE ACHAM QUE A ESCOLA É DELES, E NUNCA ACEITAM DOS DOCENTES SUGESTÕES.
    QUE FAZER PRA MELHORAR????????

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  2. Se é assim porque em Santa Catarina, direitor de Esco,a é cargo político? O assistencialismo, paternalismo e atroca de favores do período colonial ainda continuam. E a democracia one fica?

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